Histórico

 

A criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas na UFS (PROCFIS-UFS) pode ser entendida como o resultado natural da evolução das atividades de pesquisa e pós-graduação dos docentes do Departamento de Fisiologia. Nos últimos anos foi possível observar o fortalecimento do corpo docente do departamento, resultado da contratação de novos profissionais formados em centros de excelência em pesquisa, favorecendo assim a consolidação de novos grupos de pesquisa, atrelada a experiência dos profissionais com maior tempo na UFS. A implementação de projetos financiados pelas agências nacionais e locais de apoio à pesquisa resultou no envolvimento de discentes de diversos cursos da área biológica e da saúde, apoiados pelos programas de iniciação científica e tecnológica, que consolida a participação efetiva destes discentes na pesquisa científica básica e/ou aplicada.

 

Nascendo em um departamento com produção científica e tradição no estudo das ações biológicas de produtos naturais e/ou substâncias isoladas de plantas da região nos processos inflamatórios/dolorosos, no sistema cardiovascular, sistema nervoso central e em outros sistemas, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas tem como perspectiva a continuidade destes estudos, além do fortalecimento de estudos em Neurociências, que recentemente vem sendo desenvolvidos pelos professores do Programa.

 

A aprovação inicial do curso de Mestrado pela CAPES, em outubro de 2010, representou o marco inicial das atividades do mesmo, que passou a oferecer, anualmente, 20 vagas para este curso. Como demonstração do reconhecimento da competência e da qualidade do trabalho desenvolvido por todos que fazem o PROCFIS ao longo destes 2 primeiros anos de atividade, a CAPES acaba de aprovar, em 26 de abril de 2013, o curso de Doutorado, que passa a oferecer 10 vagas anuais.