Seg, 01 de junho de 2020, 12:19

Atletas da UFS são destaque no I Campeonato Nordestino de Karatê Virtual
Instituição também organizou o I Desafio de E-sports UFS

Atletas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/Proest), participaram nos dias 21 e 24 de maio do I Campeonato Nordestino de Karatê, que foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), através das Federações Universitárias de Esportes do Nordeste (Fues). Dos seis estudantes que competiram, quatro conquistaram o pódio: Luiz Antoniel Paiva, 1º lugar na faixa branca à laranja na categoria masculino, Alexsandra Andrade, 2º lugar na categoria feminino, Sara Silva Freitas, 3º lugar, e Camille Souza, 3º colocada na faixa verde à marrom.

“Para o Karatê olímpico, esse campeonato foi de grande importância. Estamos parados desde março, e este evento chegou no momento exato, com grande criatividade da CBDU, pois tivemos a oportunidade de ver grandes atletas disputando. A UFS entrou com grupos de novos alunos que estão comigo há dois anos, alguns apenas com um ano. Mas foi um excelente resultado, conseguimos levar a bandeira da instituição além das fronteiras, que é o objetivo do nosso projeto, conta Cristóvão Bittencourt, instrutor do Karatê Olímpico da UFS.

"Nossos atletas conseguiram um ótimo desempenho no campeonato, que foi muito importante durante essa quarentena", diz Cristóvão Bittencourt ( fotos: arquivo pessoal)

Durante os dois dias de competição, os atletas foram divididos em 6 modalidades. No primeiro dia, nas categorias feminino e masculino: faixa branca à laranja e faixa verde à marrom. No segundo dia, também nas categorias masculino e feminino: faixa preta.

“Para manter o espírito competitivo, a organização divulgou os katas que iríamos executar com 30 minutos de antecedência para a competição. A partir da divulgação, deveríamos filmar a execução de cada kata e enviar no grupo de whatsapp quando nosso nome era chamado”, explica Alexsandra Andrade, que ficou em 2º lugar na faixa branca à laranja da categoria feminino.

Ainda segundo a atleta, cada competidor deveria enviar dois katas (o primeiro selecionado pela comissão organizadora e o segundo de livre escolha). A soma das notas dos dois katas representava a nota final de cada atleta.

Seu colega de projeto, Luiz Antoniel Paiva, que ficou em 1º lugar na faixa branca à laranja, diz que embora tenha sido virtual, a tensão foi a mesma de um campeonato presencial.“Gostei bastante e foi bem desafiador, mesmo que sendo gravado. Moro em apartamento, então tive que organizar os móveis pra ter espaço pra fazer o kata”

"Competir online foi um desafio, mas tão emocionante quanto disputar presencial", ressalta Luiz Antoniel Paiva

Na opinião do coordenador da Copre, Carlos Roberto Rodrigues, eventos como esse engrandecem os esportes de competição na instituição. “Pensando assim, a administração superior da UFS, através da Proest e Copre, mantendo sua política de desenvolvimento do esporte universitário, não poderia deixar de apoiar seus alunos em eventos de tamanha magnitude, como é o caso desse campeonato. E levando em consideração o período que estamos enfrentando, nos ajuda a diminuir o stress que o distanciamento social provoca.

"A competição, diante da situação que estamos vivendo, foi muito importante", enfatiza o coordenador da Copre, Carlos Roberto Rodrigues

I Desafio de E-sports UFS

Neste período de distanciamento social, a UFS, através da Copre e Proest, vem implementando medidas para estimular a prática desportiva entre os discentes. Após conquistar o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) no ano 2017, na modalidade League of Legends, a instituição organizou o I Desafio E-sports UFS – League of Legends, que teve início no dia 28 de maio de 2020, com transmissão do evento pelo twitch, no canal https://www.twitch.tv/lolufs.

Atualizado em: Ter, 02 de junho de 2020, 14:08